PARNAÍBA E REGIÃO

          No estreito litoral do Piauí, de apenas 66 km de extensão, destaca-se a forte influência do rio Parnaíba que, além de marcar a fronteira com o Maranhão, assinala a transição da caatinga, vegetação típica do semi-árido nordestino, para as úmidas matas amazônicas.

          Em seu encontro com o Atlântico, o Parnaíba se espalma num enorme delta, cuja área, estimada em 2700 km², tem cerca de 80 ilhas, algumas praticamente virgens.

          Em alguns pontos do delta, único das Américas em mar aberto e terceiro maior do mundo, atrás somente do Nilo e do Mekong, as dunas chegam a atingir 40 metros de altura.

          Da cidade de Parnaíba, é possível visitar as ilhas ou conhecer a Praia da Pedra do Sal, onde rochas imensas avançam pelo mar, com dunas e palmeiras completando o cenário pitoresco. 

          Menos de 20 km de Parnaíba, a cidade de Luís Correia é um grande balneário turístico, com belas praias de águas mornas e claras, tais como a de Atalaia, a mais agitada do litoral do Piauí, e a do Coqueiro, com casas de veraneio em quase toda a orla.
 

          Itaqui, onde se ergue um farol, é repleta de dunas e quase deserta, como Carnaubinhas, assim chamada porque a areia cobre grande parte das carnaúbas ali plantadas.

          Um pouco além, alcança-se Maramar e, depois, a magnífica e tranqüila Praia de Macapá, na foz do rio Camurupim.

           Do outro lado da foz, uma bucólica vila de pescadores guarda a bela Praia da Barra Grande. Por uma estrada de terra com cerca de 10 km, chega-se a Cajueiro da Praia, área de preservação do peixe-boi marinho, já quase na divisa do Piauí com o estado do Ceará.